Cultura

PROJETO EDUCARTE – Educar através da Arte

PROJETO EDUCARTE – Educar através da Arte

O Educarte é um Projeto da Secretaria Municipal de Educação e compõe seis oficinas de artes oferecidas em turno inverso ao escolar: Teatro, Banda Marcial, Coral, Mosaico, Dança e Capoeira.
As oficinas são gratuitas, ministradas por profissionais habilitados e tem como objetivo proporcionar a compreensão da arte como um fato histórico contextualizado nas diversas culturas, buscando e organizando informações sobre a mesma e aperfeiçoando o desenvolvimento cultural. O ensino da arte rompe barreiras de exclusão, visto que a prática educativa está embasada, não no talento ou dom, mas na capacidade de experienciar de cada um. Dessa forma, estimulam-se os educandos a se arriscarem a desenhar, representar, escrever, dançar, cantar e tocar instrumentos, pois trata-se de uma vivência de olhares.
Partindo do pressuposto de que a arte é interação, libertação, autoestima, socialização, dentre tantos outros benefícios, a Secretaria Municipal de Educação investe na área e os resultados são surpreendentes.

Coral Municipal

Coral Municipal

O Coral Municipal, regido pelas regentes Graciela Baccin, Elviane de Jesus e Mirtes Cortese, realiza suas aulas na UPF, nas quartas-feiras, às 17horas para a 3ª Idade e às 18h15min para o Infanto-juvenil e tem como objetivo promover a integração entre seus participantes, melhorando o relacionamento interpessoal e social, desenvolvendo o espírito de equipe e a cultura musical.
coral

Capoeira

Capoeira

Visa oportunizar ao aluno a consciência de seu corpo e de sua capacidade motora, psicossocial e psicoafetiva, respeitando os seus limites e suas condições físicas e mentais, estabelecendo noções de jogo, cooperatividade, movimentos motores e musicalidade.
A Oficina de Capoeira é oferecida aos sábados, no turno da tarde, na Escola Mun.Ens. Fund. Maria Fortunata Armanini.

Grupo Municipal de Artes Cênicas - GMAC

Grupo Municipal de Artes Cênicas - GMAC

gmac03
Este Grupo realiza suas aulas de teatro todas as terças-feiras, às 18horas,  na UPF. As aulas estão sendo ministrada pela Professora Elisabete Dos Santos. O referido projeto tem por objetivo promover e permitir aos participantes evoluir em vários níveis: na socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário, e prepararem-se para participar das encenações realizadas no município.
gmac01gmac02

Banda Marcial Municipal

Banda Marcial Municipal

bandaA Banda Marcial, regida pelo professor Anderson Machado, realiza seus ensaios nas dependências da UPF- Campus Sarandi - todas as quartas-feiras, às 18horas.
O objetivo é proporcionar aos adolescentes uma nova oportunidade de cidadania e crescimento interior, por meio do ensino teórico e prático da música. A ideia é desenvolver habilidades e talentos com a construção de um convívio socioeducativo.
banda2 copia

Oficina de Dança

Oficina de Dança

A Oficina de Dança, com a professora Mara Rúbia Gelain Rech, acontece no Salão Paroquial, nas terças-feiras pela parte da manhã e tarde. A oficina busca desenvolver as possibilidades musicais e rítmicas, previne deficiências físicas e posturais, socializa, amplia a linguagem corporal do aluno e a capacidade motora, desenvolve a criatividade como elemento de auto expressão, proporciona a aquisição de um corpo ágil, alongado e sadio, desenvolve a disciplina e possibilita uma opção de profissão.
danca

Oficina de Mosaico

Oficina de Mosaico

A Oficina de Mosaico tem por objetivo construir, expressar-se e comunicar-se em artes plásticas e visuais, articulando percepção, imaginação, memória, sensibilidade e reflexão, além de ser uma atividade prazerosa e uma possibilidade profissional.
mosaico
mosaico
mosaico
mosaico
mosaico