Infraestrutura Social

Associação Sarandiense de Amigos e Protetores dos Animais - ASAPA

A ASAPA surgiu no intuito de amenizar a situação de sofrimento de animais abandonados (principalmente cães e gatos). Começou somente com voluntárias mulheres, que se empenhavam para arrumar um lar para animais que perambulavam pela rua. Essas começaram a chamar a atenção da comunidade e mobilizar o poder público.
 Até que em 16 de janeiro de 2012, houve a fundação da associação, que agora se encontra oficializada, podendo receber doações e verbas oriundas de qualquer natureza.
O objetivo da ASAPA é:
- Resgatar das ruas, tratar, castrar e encaminhar a bons lares, o maior número de animais possível, amenizando assim, os problemas da superpopulação de animais abandonados e do sofrimento destes;
- Criar a cultura do respeito e dos bons tratos para com os animais pelo fim dos maus tratos e dos crimes contra os animais e que, esta cultura, seja repassada de geração em geração.
- Conscientizar as pessoas sobre a importância de adotar um animal abandonado, ao invés de comprar um;
 - Conscientizar as pessoas a exercer posse responsável.
A associação invoca toda a comunidade para o apoio e sensibilização nessa missão humanitária pela proteção dos animais.

A APASSA (Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Sarandi)

A APASSA foi fundada no ano de 2006 pelos surdos, pais, amigos e professores, após um levantamento de quantas pessoas surdas existiam em Sarandi e estavam em casa ou já trabalhavam, mas que não conheciam a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e se comunicavam por gestos criados por eles e seus familiares e com colegas e chefes no trabalho.
Após este levantamento realizado pela professora Maria de Lourdes Freddo e Luciana Ávila Martinazzo, as mesmas procuravam inseri-los no mercado de trabalho, que felizmente foram muito bem recebidos nas empresas de Sarandi. A primeira presidente da Apassa foi Maria de Lourdes Freddo, professora de LIBRAS.

Associação Automóvel Clube Sarandi

A entidade Associação Automóvel Clube Sarandi teve sua fundação oficial registrada em 02 de março de 2012, com dezenove associados fundadores.
Apesar dessa curta história registrada, a Associação teve a sua origem muito antes, quando um grupo de amigos reuniu-se para conversar sobre os seus Mavericks, isso no ano de 2006.    Aquele encontro ainda se repetiu em outras duas oportunidades, em 2007 e 2008.
Daqueles encontros, onde foram comparecendo mais pessoas e simpatizantes de automóveis antigos, surgiu a idéia de criar uma associação que agregasse pessoas que tivessem em comum o gosto e a admiração pelos automóveis, sejam antigos ou novos.
Reunido o grupo, a partir de 2010 foram realizando encontros de carros antigos em Sarandi, onde sempre se buscou trazer pessoas de outros municípios para esses eventos, ou para que viessem expor seus automóveis ou para visitar o evento. Desse modo, a associação, com a realização desses encontros, acaba ajudando a promover o nome de nosso município na região e pelo país afora.
Nos eventos de carros antigos, é cobrado dos visitantes um quilo de alimento não perecível ou então um valor simbólico para a entrada no encontro. E, posteriormente, tanto o valor arrecadado quanto os alimentos não perecíveis são doados para as entidades assistenciais de Sarandi.
Resgatando uma tradição, a associação promoveu a Corrida de Carrinho de Lomba, uma brincadeira divertida para todas as idades, onde as famílias puderam compartilhar alguns momentos juntos, incentivando os filhos a uma recreação sadia e tal evento se mostrou um sucesso, como foi registrado pela imprensa, falada, escrita e televisionada.

Além dos eventos que envolvem veículos, a entidade também promove, anualmente, uma mateada na praça da Igreja Matriz de Sarandi, onde as famílias dos integrantes podem desfrutar de algumas horas conversando e tomando chimarrão. E, claro, normalmente o assunto da conversa acaba sendo a paixão pelo automóvel.

A Casa da Amizade de Sarandi

As Casas da Amizade, fundadas em 07/11/65, como associação, surgiram do sentimentalismo do povo latino-americano e hoje se estendem por diversos países do mundo rotário. No Brasil, a Associação de Senhoras dos Rotarianos, sob qualquer denominação, é uma Entidade Civil, considerada de utilidade pública.
É uma entidade formada voluntariamente por esposas de rotarianos como sócias efetivas e outras senhoras como colaboradoras. Tem seu emblema, estatuto e regimento próprios.
Ocupa-se de promoções sociais e filantrópicas, e colabora voluntariamente com as realizações comunitárias empreendidas pelos RotarysClubs e outros.
A Casa da Amizade e o Rotary são independentes, porém mais do que nunca unidos, entrosados, trabalhando para o ideal comum do aperfeiçoamento da humanidade através do exemplo, da busca da justiça e da paz mundial.

Grupo Escoteiro Castelo Branco

O Movimento Escoteiro teve seu início no município de Sarandi no ano de 1949, com o então Núcleo Tamoi. Após um período sem atividades, voltou a funcionar com o nome de Grupo Escoteiro Nossa Senhora de Fátima e, a partir de setembro de 1977, passa a se chamar Grupo Escoteiros Pres. Castelo Branco de Sarandi.  O Escotismo é um movimento educacional de jovens, voluntário, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo fundador Baden Powell. Tem como propósito contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido no Projeto Educativo da União dos Escoteiros do Brasil. O Grupo Escoteiro Castelo Branco tem sua sede própria localizada na Vila Maria e conta com a participação de 35 jovens e adultos, podendo participar crianças a partir dos 6 anos e meio.

Rotaract Club

O Rotaract Club, surgido da expressão Rotary in Action (Rotary Em Ação), é um programa de Rotary Internacional que visa o desenvolvimento de lideranças jovens. Criado pelo Rotary International em 1968, nos Estados Unidos e formada por clubes de jovens com idade entre 18 e 30 anos. Atualmente o Rotaract Club soma em torno de 220.639 jovens universitários e profissionais iniciantes num movimento que é o segundo maior do mundo no seu perfil de atuação. O lema do Rotaract é "Companheirismo através do servir", que expressa bem o equilíbrio das atitudes dos seus integrantes.
O Rotaract Club Sarandi foi fundando em 09 de março de 2010, com o objetivo de desenvolver a liderança, o trabalho de equipe e as relações internacionais, reunindo jovens profissionais e estudantes que acreditam poder fazer a diferença, interagindo e transformando a sociedade. Seu trabalho na comunidade é fundamental, diminuindo problemas sociais e elaborando projetos diretamente com a comunidade ou em parcerias.

Rotary Club de Sarandi

Rotary é uma organização internacional de profissionais de negócios, líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários, fomentando elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.
Fundado em 1905, nos Estados Unidos, o Rotary desenvolve projetos comunitários de prestação de serviços com o intuito de aliviar as carências mais graves. Além disso, apoiam a profissionalização, programas para jovens, oportunidades educacionais e intercâmbios no exterior para estudantes.
Fundado em Sarandi há 48 anos, o Rotary Club desenvolve projetos humanitários dos quais pode-se destacar: A erradicação da Poliomielite no mundo, Projetos de Ação Social visando a inclusão Social e Digital de crianças e adolescentes,  e mais recentemente,  a formação da Orquestra Sinfônica Juvenil Rotary / Cotrisal,  doações a entidades de apoio à criança, entre outras atividades.
O Rotary de Sarandi conta com membros atuantes na comunidade, e suas reuniões ocorrem todas as quintas-feiras às 19h,  na Casa da Amizade , seguindo o Lema do Presidente Internacional: “VIVER ROTARY, TRANFORMAR VIDAS”

LEO Clube Sarandi

O LEO Clube Sarandi foi fundado em 26 de junho de 1996 por Jordão Gheler Junior, tendo como patrocinador o Lions Clube Sarandi e faz parte do Distrito LEO LD-7. Na cidade de Sarandi tem sido há 17 anos referência de eficiência e união dentro do movimento Leoístico. LEO significa Liderança, Experiência e Oportunidade e o LEO Clube de Sarandi tem atuado com sucesso nesses 3 preceitos.
A razão de um clube de voluntários existir é sua missão de servir inteiramente à comunidade, visando o bem estar do local onde moramos. Sendo assim, o C.LEO (Companheiro LEO) não deve ter receio de arregaçar as mangas para realizar tal função. Os membros do clube realizam diversas campanhas em prol da sociedade, fazendo parcerias com diversas entidades do município.

Lions Clube Sarandi 47 anos de Atuação na Comunidade

O Lions Clube de Sarandi foi fundado em 29 de outubro de1966, pelo Lions Clube Carazinho Centro e, graças a homens dotados de espírito de liderança e de solidariedade, que decidiram doar parte do seu tempo e talentos ao serviço voluntário, o Lions Sarandi, completa neste ano, 47 anos de dedicação ao atendimento às necessidades da comunidade.
Nos últimos anos, em parceria com a Fundação Internacional de Lions, com o Lions Inovação, com o LEO Clube, com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com Parlamentares Estaduais e Federais, com Escolas Estaduais, Municipais e Particulares, com empresários, com a comunidade e com apoio da imprensa, as ações   do Lions, em Sarandi, tiveram como foco a construção do Lar dos Idosos, que se encontra em fase conclusiva.
Nesses 47 anos de atuação, além de projetos e atividades de Serviço, o Lions de Sarandi teve participação ativa na expansão do Leonismo na região, fundando novos clubes, como: LC de Barra Funda e LC Sarandi Inovação.Também, há 17 anos fundou e mantém o Leo Clube de Sarandi, que é uma atividade de Lions, oportunizando aos jovens a aquisição de experiência e a formação de lideranças autênticas.
Múltiplo LD, deixando marcas e feitos admiráveis,.
 O Lions Sarandi, durante mais de quatro décadas de trabalho voluntário, enfrentou muitas dificuldades, tendo uma trajetória de muitas realizações e sucesso; embora  os métodos usados pelo clube mudaram para atender às necessidades de um mundo em constante mudança, os Leões nunca hesitaram no seu compromisso de Servir aos carentes, sempre norteados pelo Lema: “Nós Servimos” 

Entrega de reforma no ESF do Bairro Vicentinos e ações educacionais marcaram o 2º dia da Semana do Município

Entrega de reforma no ESF do Bairro Vicentinos e ações educacionais marcaram o 2º dia da Semana do Município

Participaram o Prefeito Leonir Cardozo e a Coordenadora Geral da Secretaria de Educação Marcia Beckmann

Município realizará III Feira Municipal de Saúde

Município realizará III Feira Municipal de Saúde

Semana do município é aberta oficialmente

Semana do município é aberta oficialmente

Apresentação de projetos para construção de seis praças e entrega de etapas de obras marcaram o 1º dia

Agradecimento Público da Secretaria Municipal da Promoção Social

Agradecimento Público da Secretaria Municipal da Promoção Social

Município e Acisar iniciam o planejamento do Natal Sonho e Luz e ornamentação das avenidas

Município e Acisar iniciam o planejamento do Natal Sonho e Luz e ornamentação das avenidas

Prefeito recebe presidente da Cresol

Prefeito recebe presidente da Cresol

Defesa Civil realiza reunião regional em Sarandi

Defesa Civil realiza reunião regional em Sarandi

Representantes de vários municípios participaram do encontro

Chuvas torrenciais provocam alagamento e destruição no município

Chuvas torrenciais provocam alagamento e destruição no município

As famílias atingidas pelo temporal deverão procurar a assistência social

Nota Fiscal Gaúcha contempla novos ganhadores

Nota Fiscal Gaúcha contempla novos ganhadores

Município decreta Situação de Emergência devido ao excesso de chuvas

Município decreta Situação de Emergência devido ao excesso de chuvas
  • bt-cde
  • bt-pja
  • bt-nfg
  • bt-seppc
  • bt-farmaciapopular