Turismo Cultural

Arte em Mosaico

mosaico01
Através do Projeto Educarte, da Secretaria Municipal de Educação/Depto de Cultura, alguns locais de nossa cidade ficaram mais belos. Nossas escolas municipais, a Biblioteca Pública Municipal, o Muro próximo ao Hospital Comunitário ganharam um aspecto colorido através do mosaico. Fazem parte deste projeto alunos, grupos de terceira-idade e pessoas da comunidade que contribuem para o embelezamento de nossa cidade.
mosaico02
O mosaico é uma expressão artística na qual o autor, no caso o artista, organiza pequenas peças coloridas e as colam sobre uma superfície, formando imagens. As peças a serem utilizadas em um mosaico podem ser pequenos fragmentos de pedras, como mármore, granito, pedaços de vidro, seixos, pedras semipreciosas e outros materiais, sobre qualquer superfície, seja ela fixa ou transportável. O termo mosaico é originário de “mosaicon”, que significa musa. Essa forma de arte já existe há milênios, pois do Oriente os sumérios, por volta de sete mil anos atrás, já revestiam pilastras com cones de argilas coloridas e fixadas em massa, formando uma decoração geométrica. Os gregos e os romanos também utilizavam a técnica do mosaico no auge de suas culturas para decorarem os pisos e as paredes das construções.

Biblioteca Publica Municipal

A Biblioteca Pública Municipal, fundada em 1959, tem por finalidade  oferecer  educação, cultura, informação e recreação a serviço de todos, gratuitamente, através de livros, documentos ,  periódicos e o Telecentro Comunitário.
bibliotecaNas paredes externas da Biblioteca encontra-se uma arte em mosaico, obra realizada através do Projeto Educarte, da Secretaria Municipal de Educação/Depto de Cultura.
A Biblioteca  localiza-se na Praça Farroupilha e funciona nos turnos da manhã e da tarde, das 8h às 11h30min. e das 13h30min. às 17h.

CTG Porteira da Querência

No dia 14 de julho de 1972, foi fundado o Centro de Tradições Gaúchas Porteira da Querência, tendo como 1° patrão o Sr. José Pereira de Oliveira . O nome escolhido, Porteira da Querência, foi uma homenagem aos antigos CTGs: Porteira Velha e Rincão da Querência.
O Lema do CTG é: “Na Porteira da Tradição Sempre Alerta”.
Nossa Entidade tem como objetivos:
Desenvolver atividades em defesa do patrimônio moral e cultural do RS, mantendo o espírito, cordial e hospitaleiro, que são próprios do Gaúcho;
Divulgar as tradições Rio-Grandenses, sua história, músicas, lendas, danças, usos e costumes, praticando-os e transmitindo-os às novas gerações;
Proporcionar ao associado e sua família condições para a prática do tradicionalismo através da participação em cursos, palestras, reuniões, atividades culturais e festivas, fandangos e rodeios.

Escola Sarandi

EscolaSarandiFundadaem170551
A ideia da construção de uma escola para os jovens do município e região, com um curso ginasial, passou a ser concretizada em 7 de junho de 1949. Uma comissão composta por 5 líderes, inclusive o Dr. Mário Azambuja, um dos primeiros  prefeitos de Sarandi, organizou uma sociedade que passou a administrar a Escola, chamada de “ Ginásio Sarandi.” A Escola foi fundada em 17/05/1951.
O Ginásio foi projetado e edificado em estilo eclético pelo engenheiro italiano Pietro Cescon. Tem suas particularidades e singularidades como a modulação das colunas, o uso dos arcos plenos, a estruturação das lajes de entre pisos de tijolos armados. A sequência de colunatas lembram os palácios italianos. Sua arquitetura, especificamente, foi inspirada no Palácio dos Dodges de Veneza. É considerado um dos mais belos prédios do Rio Grande do Sul despertando admiração dos visitantes. 

Espetáculo Morte e Paixão de Cristo

A cada ano, o Palácio Municipal Dr. Mário Azambuja de Sarandi torna-se palco do Espetáculo “Morte e Ressurreição de Jesus Cristo”, já se tornou um marco cultural nesta época do ano em nosso município.
espnatal
Os ensaios são intensos e o elenco está a cada ano mais exigente e talentoso. Pretende-se a cada ano surpreender mais e encantar a todos, oportunizando um momento de espiritualidade e muita reflexão.
O espetáculo conta com um elenco de 70 pessoas voluntárias, mais os que trabalham nos bastidores com o figurino, cenário, som e luzes, sob a direção das professoras Liane Samuel e Elisabete dos Santos.
De acordo com relatos do público, o espetáculo é um momento de religiosidade e muita emoção que toma conta de todos, levando a comunidade a refletir sobre o real significado da Páscoa, além de valores como voluntariado, trabalho social, fé, ética e moral.
espnatal2Devido ao sucesso dos anos anteriores, o evento vem a cada ano atraindo mais e mais pessoas de toda a região,sem dúvida alguma a Paixão de Cristo tornou-se um evento regional aguardado ansiosamente por todos.
O espetáculo conta com cenas e momentos de muita magia, encanto e emoção”.

Etnia Alemã

Etnia Alema

Etnia Italiana

Etnia Italiana

Feira do Livro na Praça

feiradolivro
A Feira do Livro na Praça é um evento literário de significativa expressão no município de Sarandi e região. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo propagar a leitura, incentivando seu hábito e popularizando o livro, aproximando o leitor do escritor, através de atividades diversificadas e interessantes, direcionadas ao público escolar de Educação Infantil ao Ensino Médio, das três redes de ensino, além de toda a comunidade sarandiense e região.

Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes

igreja01igreja02
Coube ao Pe. Bruno Páris iniciar os trabalhos de construção da nova Igreja Matriz, em estilo romano. Os trabalhos iniciaram no dia 22 de julho de 1941 e foram confiados ao engenheiro, artista, construtor e pintor italiano Ângelo Fontanive, que inclusive é de sua autoria as obras presentes na cúpula e no altar da igreja (1945), ano em que a  atual Igreja Matriz foi solenemente consagrada.

Monumento Farroupilha

O Monumento Farroupilha, junto à Praça Farroupilha, em Sarandi, foi inaugurado no dia 20 de setembro de 1985, data que marcou o Sesquicentenário da Revolução Farroupilha.
farroupilha
A obra é baseada em documentos históricos, possui 7 metros de altura e pesa 3.500 kg, toda produzida em ferro.
Este Monumento, que já se tornou motivo de orgulho para todos os sarandienses, foi projetado e elaborado pelos sarandienses Ale Zanonatto, Juliano Dalla Corte, Luís Antonio Rosin e Vanderlei Cenci.

Monumento a Solidariedade e ao Trabalho

O Monumento idealizado e inspirado pelo Prefeito Municipal, Leonir Cardozo, e executado pelo Monumentista, Euclésio Palaoro, no ano de 2012, foi construído com o objetivo de externar dois valores que enobrecem a população Sarandiense: a Solidariedade e o Trabalho.
portico
O monumento, que é composto por uma mão aberta à semelhança da mão de Deus, simboliza a Solidariedade da população sarandiense em relação aos mais fragilizados e aos migrantes que são bem acolhidos  e a engrenagem sobre a mão é o símbolo universal do trabalho. O monumento contempla ainda frases: BEM-VINDO e SIGA COM DEUS.

Muro da Praça Matriz

O patrimônio cultural, mais do que atrativo turístico, é fator de identidade cultural e de memória da comunidade, merecendo destaque em nosso município.
muromatriz 2
Um exemplo disso é a pintura mural nas paredes da parte lateral esquerda da base da escadaria da Igreja Matriz de Sarandi, totalizando 82m². Trata-se do projeto “Um Espaço para as Artes”.
muromatriz 1
A autoria do painel, que retrata a Saga da Colonização, é do artista plástico Ale Zanonatto (Sarandi, 1957), já conhecido a nível internacional e com currículo merecedor de elogios e confiança. A obra foi idealizada e concretizada em agosto de 1998.
 

Muro do Cemitério

Através do Projeto “Pincelando nossa História” (2002), o grande muro do Cemitério Municipal de Sarandi ganhou “janelas” com cenas da região colonizada pelos europeus. Ale Zanonatto, artista plástico sarandiense, reconhecido internacionalmente, mostra nesta obra a harmonia do homem com a terra.

Museu Municipal Angelina Zanonatto

O Museu Municipal Angelina Zanonatto foi criado em 20 de maio de 1996 e tem por finalidade resgatar a cultura, a história, os usos e costumes de nossos antepassados.
O acervo do Museu encontra-se junto à Biblioteca Pública Municipal, na Praça Farroupilha.
museu

Natal Sonho e Luz

O Poder Público Municipal de Sarandi, através  da Secretaria Municipal de Educação/ Depto de Cultura e apoio de entidades, clubes de serviços, Associação de Pastores, Acisar, Rádio Sarandi e Mais Nova FM, entre outros, realiza a cada ano o NATAL SONHO E LUZ DE SARANDI.
Tendo como cenário principal o Palácio Municipal Dr. Mário Azambuja, com sua fascinante iluminação, que atrai turistas de diferentes lugares durante o mês de dezembro, a programação se inicia com show, chegada do Papai Noel e elfos, acendimento das luzes do Palácio e segue com apresentações dos talentos locais, show evangélico,  apresentação das oficinas do Projeto Educarte, como Banda Marcial, Corais, Dança eTeatro .
A programação encanta a todos que prestigiam os eventos.

Palácio Municipal Drº Mario Azambuja

prefe-azambuja
O prédio da Prefeitura Municipal de Sarandi, situada na Praça Presidente Vargas,  considerado um dos mais belos do Estado, foi projetado pelo arquiteto italiano Pietro Cescon. Foi construído e inaugurado na administração do então prefeito Dr. Mário Azambuja, entre os anos de 1947 e 1955.

Rodeio Cidade de Sarandi

O Rodeio Crioulo e Artístico – Cidade de Sarandi é um evento promovido pelo CTG Porteira da Querência, com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura. É realizado no mês de novembro no Parque de Rodeios, onde são realizadas as provas campeiras, provas artísticas, shows, reunindo tradicionalistas de Sarandi e região com o objetivo de reviver ainda mais as legítimas tradições destes pagos.
rodeio

  • bt-cde
  • bt-pja
  • bt-nfg
  • bt-seppc
  • bt-farmaciapopular