Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Contraste
menu
×
Notícias

Investimentos em infraestrutura refletem na qualidade da educação


Data de publicação: 25 de abril de 2015
Fotos: Assessoria de Imprensa
Créditos: Assessoria de Imprensa


Proporcionar um ambiente adequado para o aprendizado, utilizando ferramentas para o desenvolvimento integral do aluno são questões em pauta para a Secretaria Municipal de Educação de Sarandi.

A revitalização dos prédios escolares da Rede Municipal de Ensino é uma prática constante da SME. Parte-se do pressuposto que um ambiente funcional, adequado, seguro, agradável e acolhedor estimula crianças e jovens a preservar e a valorizar o prédio escolar, bem como contribui para o processo de ensino e aprendizagem. 

“As melhorias efetuadas nas escolas refletem o olhar que a SME tem sobre a educação evidenciando que na realidade, as instalações físicas, os ambientes, o mobiliário, os equipamentos e demais recursos materiais constituem parte integrante do projeto educativo. Pois sabe-se que de nada adiantam belos projetos se os meios físicos são impeditivos ou não facilitam o seu desenvolvimento. E é para que os projetos sejam concretizados que se investe em reformas e pinturas proporcionando ambientes escolares favoráveis à realização das atividades docentes e discentes”, enfatizou a Secretária Municipal de Educação, Professora Beatriz Gehlen da Silva em visita de acompanhamento das pinturas efetuadas nas Escolas Municipais.

Conforme divulgado na imprensa local, no mês de fevereiro o governo municipal, através da SME, investiu na pintura e realização de melhorias nas escolas municipais de Sarandi, tanto de ensino fundamental como infantil. Esta ação teve como objetivo deixar os ambientes escolares aptos e adequados para receber os mais de 2000 alunos da rede municipal de ensino. O valor do investimento foi de R$$ 376.000,00 (Pregão  presencial  número 102,  Licitação 141/2014), sendo que até o momento foram pagos R$347.313,36.

As escolas que receberam esta ação foram: E.M.E Fundamental Milton Alves de Souza; E.M.E Fundamental Vó Ana Prestes; E.M.E Fundamental Maria Fortunata Armanini; E.M.E Fundamental Padre Luiz Vigna; E.M.E Infantil Vó Adélia; E.M.E Infantil Sonho de Infância; E.M.E Balão Mágico; E.M.E Infantil Bem-Te-Vi.

Nas referidas escolas foram pintados os muros internos e externos, pisos, paredes internas e externas, fachadas, forros, grades e janelas das escolas.

Confira abaixo as ações realizadas em cada unidade escolar de forma detalhada.

  • E.M.E.F. Milton Alves de Souza: Paredes internas e externas; pisos; muros; aberturas; 14 salas de aula; sala de professores; cozinha; sala de informática; sala de vídeo; dois depósitos; sala de artes; biblioteca; sala de apoio; secretaria; sala de direção; banheiros; refeitório; corredores; sala de leitura; almoxarifado.
  • E.M.E.F. Maria Fortunata Armanini: Paredes internas e externas; pisos; muros; aberturas; salas de aula; secretaria; sala dos professores; sala da coordenação; sala de informática; biblioteca; sala da direção; sala de dança; corredores; cozinha; refeitório; banheiros.
  • E.M.E.F. Vó Ana Prestes: Paredes internas e externas; Pisos; muros; aberturas; salas de aula, biblioteca; sala dos professores; cozinha de professores e funcionários; depósitos; dispensa; área de serviço; hall de entrada da biblioteca; sala de professores; salas de aula; secretaria; recepções; corredores primeiro e segundo piso; área coberta; refeitório; Cozinha; banheiros; elevador e escada.
  • E.M.E.F. Padre Luiz Vigna: paredes internas e externas; pisos; muros; aberturas; área de serviço; cozinha; refeitório; banheiros; dispensa; biblioteca; sala multifuncional; sala dos professores; sala de direção; secretaria; corredores; saguão de entrada; salão de atos; laboratório de informática; brinquedoteca e 7 salas de aula;
  • E.M.E.I Balão Mágico: Paredes internas e externas; pisos muros; aberturas; salas de aula; sala dos professores: sala da direção; refeitório; cozinha; Área de serviço; corredores e banheiros.
  • E.M.E.I. Bem Te Vi: paredes internas e externas; pisos; muros; aberturas; salas de aula; cozinha; secretaria e banheiro.
  • E.M.E.I. Sonho de Infância: Paredes internas e externas; pisos; muros; aberturas; salas de aula; refeitório sala dos professores; secretaria; cozinha e corredor.
  • E.M.E.I  Vó Adélia: Paredes internas e externas; pisos; muros; aberturas; salas de aula; salas de trocadores; banheiros; refeitório; cozinha; área de serviço; sala dos professores; ginásio; biblioteca; depósito; saguão de entrada corredores.

Cabe salientar também, que desta ação foram aditivados a mão de obra e pintura do piso e paredes do ginásio da Escola Pe. Luiz Vigna e também, da quadra da Escola Maria Fortunata Armanini, além do piso e hall de entrada do ginásio da Escola Milton Alves de Souza.

“Analisar o espaço escolar é um fator importante para que se possa compreender sua relação com a aprendizagem. Uma escola sem uma estrutura física adequada pode criar num aluno um quadro mental de abandono ou de desvalorização da educação pelo Poder Público e até mesmo pela sociedade. O ambiente escolar deve se apresentar propício, com mobiliário, equipamentos e espaço físico em boas condições de uso. As obras e pinturas realizadas nas escolas são as ações básicas que alavancam as demais para melhorar cada vez mais a qualidade da educação. Por isso, que nós investimos forte na educação, seja na infraestrutura física, na tecnologia e na formação dos nossos professores”, disse o prefeito Paulo Kasper.