Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Contraste
menu
×
Notícias

Focos de dengue continuam em alta em Sarandi


Fonte: Secretaria de Saúde
Data de publicação: 18 de março de 2022
Créditos: Decom


Concomitantemente aos períodos de alta nos casos de Covid-19, a Secretaria de Saúde e equipes da Vigilância Epidemiológica mantiveram ações intensas também no combate ao mosquito da dengue. A doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti vem preocupando as autoridades, sobretudo pelo aumento dos índices de proliferação do seu transmissor, cujos criadouros são os recipientes com água parada.

Alguns municípios próximos de Sarandi registram crescimentos exponenciais dos casos, como Rodeio Bonito, com pouco menos de seis mil habitantes, cidade onde já se registram mais de 500 casos de dengue. Em Chapada, outro município da região, um óbito em decorrência de dengue hemorrágica também foi registrado nos últimos dias.

 

Agente de endemias de Sarandi encontram dificuldades em vistorias casas e terrenos.

A prevenção ao mosquito da dengue, como já é de conhecimento público, se dá primordialmente pela eliminação de água parada em recipientes que servem de focos do mosquito, um trabalho que pode ser realizado por todos os cidadãos em suas casas e arredores. Entretanto, o trabalho dos agentes de endemias do município também é de grande importância, dados os focos encontrados em locais públicos, bem como pela necessidade da fiscalização e orientação às pessoas.

Os cuidados preventivos com a proliferação do mosquito da dengue foram temas de entrevistas concedidas pelo secretário municipal de Saúde Ricardo Denti Jr., juntamente com o diretor clínico do município Dr. Cristofer Magro e o agente de endemias Osmar Almeida. A necessidade de se erradicar o mosquito da dengue através da eliminação do acúmulo de água parada em pneus, vasos de flor, calhas, lixo acumulado e a vedação de caixas d’água ou outros recipientes tem sido enfatizada nos últimos dias.

A comunidade também tem sido orientada a acolher e bem receber os agentes de endemias, quando de suas visitas em residências, estabelecimentos comerciais e outros locais. Os servidores estão sempre uniformizados e devidamente identificados por crachás e realizam visitas a fim de orientar moradores e cidadãos sobre os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito da dengue:

- Nós pedimos à nossa comunidade que sempre receba com carinho os nossos agentes de endemias, ouçam as orientações e permitam a vistoria das suas casas. O objetivo maior das políticas públicas e do trabalho das nossas equipes é proteger o nosso município e os nossos cidadãos – afirma o secretário Ricardo Denti Jr.

As campanhas de conscientização acerca dos malefícios da dengue estão sendo intensificadas nos veículos de comunicação e junto ao centro, bairros e comunidades do interior. Os cidadãos sarandienses também estão sendo convidados a se unir aos esforços de eliminação dos focos do mosquito.

 

Decom