Prefeitura de Sarandi firma convênio para a castração de animais

Fonte: Secretaria de Agricultura e Obras Rurais
Data de publicação: 2 de agosto de 2022

O controle populacional de cães e gatos é um tema recorrente, principalmente em grandes centros urbanos como Sarandi, onde os animais se encontram em situação de rua ou mesmo acolhidos nas casas de famílias de baixa renda que não podem custear por conta própria a castração. A questão de Saúde Pública vem preocupando o Governo Municipal, que firmou convênio para realizar os procedimentos de esterilização de fêmeas, visando reduzir a reprodução dos cães e gatos que muitas vezes vivem soltos nos bairros do município.

O convênio Melhores Amigos viabilizará em Sarandi um investimento de mais de R$ 47 mil para a realização de procedimentos de esterilização de cães e gatos fêmeas, atendendo 210 animais de rua, semidomiciliados ou de famílias de baixa renda. O objetivo inclui também a conscientização da comunidade sobre a guarda responsável, controle de zoonoses e saúde pública.

- Nós estamos atentos a essa necessidade que não é só dos nossos bairros e vilas, mas de todo o município – afirma o prefeito Nilton Debastiani – por isso buscamos o firmamento desse convênio, uma ação importante que, no curto e médio prazo, estará dando resultado, inclusive amenizando a demanda pelo trabalho das nossas entidades de proteção aos animais – lembra.

Na última semana, foi iniciada a seleção dos animais, sendo ministrados exames clínico-veterinários pela Clínica Meu Pet, contando com o auxílio das agentes de saúde comunitárias. Até esta sexta-feira, dia 29, dez animais serão castrados, ação que terá continuidade nos próximos dias.

Decom