


No dia 25 de junho, a Casa de Cultura de Sarandi foi palco de um evento especial em homenagem aos escritores locais, dentro das celebrações da Semana do Município. O Happy Hour Literário celebrou as obras publicadas por sarandienses que se destacam na literatura, com temas que vão desde a história até questões contemporâneas, como a educação na era digital. Um exemplo disso é o autor Cícero Santolin Braga, com seu livro Literatura e Tecnologia: Uma Proposta de Prática Leitora a Partir da Literatura Digital.
O evento teve início com uma apresentação musical da Orquestra Filarmônica de Sarandi (OFISA), que abrilhantou a cerimônia, proporcionando um ambiente ainda mais especial para a celebração da literatura local.
Sarandi também é reconhecida fora das fronteiras do município, especialmente com o escritor Artur Berlet, cuja obra Os Discos Voadores é estudada no campo da ufologia e conhecida internacionalmente.
A cerimônia contou com a presença da Diretora de Cultura, Liane Krüger, e autoridades como a secretária de Educação, Ivana Cescon, o vice-prefeito Leonir Cardozo e o prefeito Pablo Mari, acompanhado pela primeira-dama, Denize Mari.
Em seu discurso, o prefeito Pablo Mari destacou a importância da leitura na formação cidadã e a relevância de ações como esta, que valorizam a cultura local. Ele também foi homenageado pelo seu livro de poesias “Vem Comigo, Depois Te Explico”, escrito antes de sua carreira política.
A gestão municipal tem se destacado pelo incentivo contínuo à leitura e à promoção de iniciativas culturais que fortalecem a identidade de Sarandi. A valorização da literatura como ferramenta de transformação social é uma das prioridades da administração, que, por meio de ações como esta, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento cultural e educacional da cidade.